“É a nossa segunda casa. Ficamos satisfeitos com Penafiel e continuaremos, no futuro, a fazer cá o nosso estágio”, garante o Baciro Candé, seleccionador de futebol da Guiné-Bissau, equipa que está a realizar, em Penafiel, o estágio de preparação para o Campeonato Africano das Nações – CAN 2019.

A comitiva foi, esta manhã, recebida na Câmara Municipal de Penafiel, com todos a elogiarem o acolhimento e as condições encontradas para os treinos no concelho.

“A Guiné-Bissau veio fazer este estágio pela primeira vez no Norte do país, mais concretamente em Penafiel. Não estamos arrependidos, estamos satisfeitos, e garanto que de futuro o nosso estádio será sempre aqui no Norte”, começou por dizer Baciro Candé, garantindo que o concelho proporcionou aos jogadores e equipa técnica “todas as condições necessárias para uma alta competição”.

“O tempo que estivemos aqui aproveitamos ao máximo, porque não nos faltou nada em termos logísticos. O campo de futebol onde fizemos os treinos estava altamente preparado e os balneários também”, sustentou o seleccionador.

Mensagem idêntica foi passada pelo capitão da selecção nacional guineense, Zezinho: “Agradecemos o acolhimento. Estamos muito satisfeitos porque estamos a trabalhar num sítio em que estamos confortáveis e onde nos sentimos super bem. O grupo só tem a dizer obrigado”.

Em nome do Governo da Guiné-Bissau, Cipriano Có também agradeceu o acolhimento dado à Selecção. “Agradecemos a Penafiel as circunstâncias criadas para que a Selecção tivesse um estágio com todas as condições. É requisito importante para termos os resultados que desejamos nesta segunda participação no CAN”, disse.

Concelho ganha visibilidade

“É uma alegria terem dado uma oportunidade ao nosso concelho de fazer aqui esta preparação para um torneio tão importante, uma das maiores competições do mundo de selecções”, começou por dizer Antonino de Sousa, na recepção realizada no salão nobre do concelho.

Mais tarde, aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel apontou que, nos últimos tempos, o concelho está “na rota dos grandes eventos”, incluindo os desportivos. “Temos tido a oportunidade de acolher jogos que, até há alguns anos, estavam completamente arredados do concelho. Esta passagem da Selecção da Guiné-Bissau pelo nosso concelho na fase de preparação daquela que é a prova mais importante de selecções do continente africano, diz bem do respeito que hoje o concelho de Penafiel tem junto de grandes selecções de futebol”, acredita o autarca.

Fazer parte do grupo restrito de municípios que conseguem acolher estes eventos, “traz uma grande visibilidade”, até porque muitos órgãos de comunicação africanos estão a acompanhar a prova. “Por via desta presença da Selecção da Guiné no nosso concelho, a nossa cidade e concelho são mais conhecidos hoje do que eram antes. O futebol tem uma capacidade extraordinária de dar visibilidade a um território”, sustentou Antonino de Sousa. Depois há a vertente mais afectiva. “Estes atletas de nível superior vão criar relações de afectividade com a nossa cidade e inclusive com o FC Penafiel e é positivo que se criem estas relações de proximidade e afectividade”, defendeu ainda.

Também presente na sessão, o presidente do Futebol Clube de Penafiel, António Gaspar Dias, desejou sucessos à Selecção Nacional guineense. “O Penafiel é visto como um clube que está a crescer e é fiel à sua identidade. Um clube cheio de raça, ambição e que tenta ganhar sempre. Espero que a passagem por Penafiel vos dê um bocadinho desta raça e ambição e que tenhamos a Guiné-Bissau na final”, afirmou.

Recorde-se que, este sábado, Penafiel acolhe um jogo particular entre as selecções principais de Angola e Guiné-Bissau, de preparação para o Campeonato Africano das Nações – CAN 2019. O palco é o Estádio Municipal 25 de Abril, pelas 17h00, e a entrada é livre.