A Câmara Municipal de Penafiel distinguiu, na tarde desta sexta-feira, durante as cerimónias que assinalaram os 247 anos de elevação de Penafiel a cidade, seis personalidades do concelho com a Medalha de Ouro Municipal.
Outros 21 penafidelenses e instituições do concelho foram homenageados com a Medalha de Mérito Municipal Dourada.
Depois de, em 2014, a atenção ter estado voltada para a área social e IPSS’s; em 2015, para as empresas e empresários; e, em 2016, para a área da educação; este ano o destaque da sessão solene, que teve como palco o Museu Municipal de Penafiel, foi para o desporto.
“Poucos concelhos se podem orgulhar de ter tantos campeões e tantos atletas de sucesso como Penafiel!”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, lembrando que a atleta portuguesa mais medalhada de todos os tempos é de Penafiel. Fernanda Ribeiro, que esteve na cerimónia, foi campeã olímpica, em 1996, em Atlanta; medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000; Campeã do Mundo; Campeã da Europa; e bi-Campeã Europeia em pista coberta, elencou Antonino de Sousa.
O dia foi para homenagear clubes que têm desenvolvido um trabalho intenso na formação desportiva, praticantes de desporto, treinadores, dirigentes e especialistas em áreas ligadas ao desporto.
“Aqueles que hoje homenageamos são penafidelenses como nós. Mas têm percursos de vida, pessoal e profissional, absolutamente extraordinários! São exemplos de vida que nos motivam, que nos mobilizam, que nos fazem querer chegar mais além”, defendeu o autarca.
Foram 27 as instituições e personalidades distinguidas. A maior distinção do município – a Medalha de Ouro do Concelho – foi atribuída a José Fonte, futebolista que se sagrou Campeão Europeu com a Selecção Portuguesa, em França, em 2016; Joaquim Santos, piloto penafidelense que é tetra-campeão nacional de ralis de Portugal e um dos nomes incontornáveis do automobilismo português, que detém ainda hoje o recorde de vitórias no campeonato nacional de ralis; Silva Pereira, ex-jogador do Futebol Clube de Penafiel que terá disputado cerca de 900 jogos oficiais e marcou centenas de golos, e não recebeu nenhum cartão amarelo ou vermelho durante a sua carreira, sendo considerado uma referência em termos de fair play; Fernando Sousa Melo, que se distinguiu como jogador e dirigente do principal clube da cidade, há mais de 50 anos; Joaquim Silva Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris recentemente homenageado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Mérito; e Manuel Ferreira, a título póstumo, antigo dirigente da ADRAP que se dedicou várias décadas à competição e formação na área do ciclismo.
Durante a cerimónia evocativa do 3 de Março foram ainda homenageados, com a medalha de Mérito Municipal Dourada, 21 atletas, colectividades desportivas e personalidades de destaque do concelho.
– Nuno Gomes Moura – director de Marketing Digital da Federação Portuguesa de Futebol e já distinguido por várias campanhas internacionais.
– Eduardo Aureliano Monteiro Rodrigues – piloto penafidelense de Camião Racing que, este ano, disputa o Campeonato Europeu de Camiões, com o seu filho José Rodrigues e o seu neto José Eduardo Rodrigues.
– Emanuel Soares da Costa – piloto que, em 2016, com a participação no Campeonato Europeu Maxxis Ultra4, constituído por quatro provas em território Europeu, obteve o 2.º lugar no King of Britain e foi vencedor no King of France, no King of Italy e no King of Portugal, sagrando-se assim Campeão Europeu de Ultra4.
– Manuel Rodrigues Moreira – dedicou grande parte da sua vida (45 anos) à formação desportiva de jovens no Futebol Clube de Penafiel, contribuindo para a carreira de muitos futebolistas.
– Vitor Santos – Atleta de elite, com créditos firmados no panorama nacional do ciclismo off-road. É tricampeão nacional de ciclocross.
– Federação do Futebol Amador do Concelho de Penafiel – Fundada em 1996, promove actualmente campeonatos nas modalidades de futebol, futsal feminino e futsal jovem, que agregam 48 equipas e envolvem centenas de atletas juniores e seniores que, semanalmente, entram em competição.
– Associação Cultural Desportiva Futebol da Calçada – fundada em 1980, esta associação criou, em 2008, um projecto de formação através da escola de futebol “Os Calçadinhas” que permitiu ao clube crescer e disputar os vários campeonatos distritais promovidos pela Associação de Futebol do Porto, em todos os escalões de formação com bons resultados desportivos.
– Associação Desportiva de Penafiel – fundada em 1993, conta com as modalidades desportivas de Andebol, Badmington, Futsal, Hóquei em Patins, Natação, Patinagem Artística, Voleibol e Kickboxing e acolhe nos seus programas de formação desportiva cerca de 330 atletas.
– ADRAP – Associação Desportiva e Recreativa Ases Penafiel – fundada em 1990 criou a primeira Escola de Ciclismo da Zona Norte e é já uma referência da formação de jovens ciclistas. É a colectividade com mais títulos conquistados a nível regional e, em 2016, conquistou todos os títulos regionais nos escalões escolas, cadetes e juniores.
– Clube de Andebol de Penafiel – fundado em 2012. Já conquistou grandes feitos. Tem mais de 100 atletas e a qualidade do seu processo de formação já levou vários atletas formados no clube a transferirem-se para emblemas de referência no andebol nacional e, inclusivamente, a representarem a Selecção Nacional de Andebol.
– Clube de Basquetebol de Penafiel – fundado em 1999. Ao longo dos seus 18 anos de existência, passaram pelo clube mais de 2.500 atletas federados. Tem hoje as modalidades de basquetebol e ginástica. Na época 2009/2010, a equipa de seniores de basquetebol do CBP sagrou-se campeão da Taça da PROLIGA e vice-campeão do Campeonato da PROLIGA, em ano de estreia nesta divisão.
– Grupo Recreativo e Desportivo de Rans – fundado em 1974. O Grupo Recreativo e Desportivo de Rans foi várias vezes campeão do Campeonato de Futebol Amador do concelho e foi vencedor da Taça da Federação de Futebol Popular do Norte. O clube conta ainda com vitórias nos campeonatos de juvenis e juniores.
– GVN – Associação Social Cultural Grupo Desportivo Operário de Gumarães e Vila Nova – fundada em 1976. Após a criação da Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel, esta colectividade participou de forma ininterrupta nas provas organizadas pela federação. Atualmente dispõe de equipas de futebol juniores, juvenis e iniciados.
– Futebol Clube de Boelhe – fundado em 1974. Na última época desportiva, a sua equipa sénior sagrou-se bicampeã do Campeonato Amador Concelhio. Na mesma época, a equipa júnior também venceu o campeonato no escalão dos mais jovens.
– União Desportiva de Duas Igrejas – fundado em 1974. Actualmente, o clube dispõe de equipas júnior e sénior de futebol. Na última época desportiva, a equipa sénior ficou em 2º lugar no campeonato concelhio, venceu a Taça Agrival e foi finalista da Taça da Federação de Futebol Popular do Norte.
– Rio Mau Futebol Clube – fundado em 1970- Actualmente o clube tem duas equipas a participar no campeonato distrital, uma nos sub 13 e outra nos sub 17.
– Desportivo de Canelas Futebol Clube – fundado em 1966. Desde a criação da Federação do Futebol Amador do Concelho de Penafiel, o clube participou de forma contínua nas provas de futebol desta federação, com equipas de juvenis, juniores e seniores. Nos últimos anos, participou nas competições de Futsal, sendo hoje esta a principal actividade do clube, com quatro equipas em competição – duas de benjamins, uma de iniciados e uma de juvenis.
– Lusitano Clube de Retorta – fundado em 1962. Dispõe de uma secção de pesca, uma das mais antigas do concelho de Penafiel, que tem apresentado resultados muito positivos, participando e organizando provas que integram o campeonato nacional. Ao nível do futebol popular, o clube participou no campeonato da Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel, do qual chegou a ser campeão.
– Centro de Recreio Popular de Rio Mau – fundado em 1954. Ao longo dos seus 63 anos de vida, esta instituição competiu em várias modalidades desportivas, nomeadamente no ténis de mesa, atletismo, aeróbica, natação, pesca e canoagem.
– Moto Clube do Vale do Sousa – fundado em 1988. Ao longo da sua história, o clube já organizou mais de 80 iniciativas, com destaque para a Concentração Motard Invernal de Penafiel, que se realiza anualmente por altura da Feira de S. Martinho e que já conta com 19 edições. O ano de 2016 foi marcante para o Moto Clube do Vale de Sousa. Nesse ano, Penafiel tornou-se na capital do motociclismo ao acolher a 20ª edição do Dia Nacional do Motociclista, um dos maiores eventos do motociclismo em Portugal, que trouxe ao concelho milhares de pessoas.
– Pedro Eduardo Mendes Ferreira – É desde 2016 Investigador do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho. A sua área de investigação foca-se na compreensão de mecanismos de adaptação e propaganda de parasitas humanos, especialmente na malária. Foi orador em vários congressos internacionais e tem mais de 30 artigos publicados em várias revistas cientificais internacionais.