O concelho de Paços de Ferreira assinala, este fim-de-semana, os 180 anos de existência.
Este sábado, pelas 17h00, decorrerá um concerto comemorativo pela Banda Musical de Paços de Ferreira, no auditório da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
Já no domingo, às 11h30, a Câmara Municipal vai condecorar personalidades, instituições e empresas concelhias. No total, serão seis os homenageados: duas empresas – a Irmarfer e a Petratex -; duas instituições – a Associação de Socorros Mútuos Freamundense e a Associação de Pais do Centro Escolar de Penamaior -; e duas personalidades – António Mendonça Pinto, ex-comandante dos Bombeiros de Freamunde, e Ricardo Pereira, professor.
A Associação de Pais do Centro Escolar de Penamaior será agraciada com a Medalha Municipal de Altruísmo e Mérito. Instituída como associação em 2010, fixou a sua sede na antiga Escola Básica n.º1 de Mirelo, em Penamaior, tendo procedido à renovação e reabilitação da cantina da EB de Mirelo e de todo o equipamento nela existente. “Actualmente, está responsável pela manutenção e bom funcionamento de todo o material da cantina e garante a confecção de refeições devidamente elaboradas por nutricionistas”, tendo criado postos de trabalho, diz a autarquia. Além disso, assegurou o ensino da disciplina de Inglês, leccionada no âmbito das actividades extra curriculares, mesmo quando o Governo suspendeu a actividade, e ainda implementou aulas de ballet e hip-hop no período pós escolar.
Já a Associação de Socorros Mútuos Freamundense, que está a comemorar 125 anos, vai receber a Medalha Municipal de Honra do Município, depois de já ter recebido a Medalha de Ouro da cidade de Freamunde, atribuída pela junta de freguesia, em 2011. Promove serviços de apoio à infância, tendo o Centro Infanto-Juvenil António Freire Gomes sido inaugurado em 2002, e conta com 123 associados. O Jardim de Infância tem 72 utentes, a Creche 41 e o ATL 60 e tem 23 funcionários.
Em termos empresariais, vão ser homenageadas duas empresas fora do sector do mobiliário, também com a Medalha Municipal de Honra: a Petratex e a Irmarfer.
Fundada em 1989, a Petratex, S. A. “é uma empresa que desenvolve a sua actividade em diversas áreas do sector têxtil e que adquiriu uma posição de liderança na indústria graças à combinação bem-sucedida de esforços entre as suas unidades fabris em Portugal, na Tunísia e em Marrocos, estas últimas vocacionadas para a produção em massa de vestuário”, refere a câmara municipal. É na fábrica de Paços de Ferreira que produz os artigos com mais incorporação tecnológica e com maior valor acrescentado, sobretudo vestuário técnico, ligado à área da saúde e ao desporto de alta competição e alta-costura para a elite das marcas de luxo da moda mundial, prestigiando “nacional e internacionalmente o sector económico que representa” e elevando “o nome de Paços de Ferreira”, justifica a proposta de atribuição da medalha.
Também a Irmarfer, SA, que nasceu em Lousada, na freguesia de Covas, em 1998, pela mão de cinco irmãos vai ser distinguida. Em 2001, a sede foi transferida para Figueiró onde a empresa encetou um percurso de crescimento, construindo duas grandes unidades industriais. Dedica-se ao fabrico, comercialização e aluguer de estruturas metálicas para realização de eventos sociais, culturais e desportivos, actividade que a vem projectando a nível nacional e internacional, granjeando enorme prestigio entre clientes e inúmero outros parceiros, diz a Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Já em 2012, iniciou a construção de uma nova unidade industrial, na Zona de Acolhimento Empresarial de Freamunde, com três pisos, cerca de 15.000 m2 de superfície coberta e uma área total de 25.000 m2, para fabrico de têxteis para uso técnico e industrial e estrutura de construções metálicas. É a maior empresa nacional do sector e ultrapassou os 12 milhões de euros de volume de negócios em 2015. A Irmarfer construiu, recentemente, a maior tenda de eventos do mundo.
No domingo, será ainda homenageado António Joaquim Mendonça Pinto, natural de Felgueiras, que acaba de cessar funções como comandante dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, tendo passado ao quadro de honra, e que continua a desempenhar funções directivas, como tesoureiro da associação. Passou pela Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Freamunde. Foi um dos grandes impulsionares da segunda ampliação do quartel dos bombeiros, inaugurada em 2014.
Por último, entre as personalidades a distinguir está o docente Ricardo Pereira, que fez estudos teológico-filosóficos na Universidade Católica Portuguesa – Lisboa e que, depois de um ano de noviciado, fez profissão de votos temporários, em Vittorio Veneto (Itália), tendo sido colocado (1988) em Roma e estudou na Facultas Theologica – Pontifícia Università Urbaniana.
Optando pela vida laical, Ricardo Pereira, voltou, em 1989, para Sanfins de Ferreira e continuou os estudos teológicos na Universidade Católica Portuguesa – Porto, onde completou a Licenciatura em Teologia. Ao longo da sua carreira como professor leccionou em quatro escolas do concelho. Colaborou e ainda colabora com jornais locais. “Ricardo Pereira, de forma abnegada, dedicou e dedica muito do seu tempo ao estudo e à defesa da identidade histórica das terras que hoje formam o concelho de Paços de Ferreira”, refere a autarquia, lembrando que este é também membro da Assembleia Municipal e líder de Grupo Municipal do PS.