No âmbito do Projecto Educar para a Saúde (PES) foram realizadas, na Escola Secundária de Paços de Ferreira (ESPF), acções de sensibilização sobre a diabetes e a Sida.
Segundo Célia Oliveira, coordenadora do PES, a formação para a problemática da Diabetes Mellitus contou com a participação de cerca de 40 elementos da comunidade educativa, maioritariamente auxiliares educativos. “Foram tratadas questões relacionadas com a patologia, nomeadamente a sua prevenção e tratamento, com enfoque particular para a implementação de intervenções de acordo com necessidades detectadas na população estudantil da ESPF”, explica em nota de imprensa.
A iniciativa foi realizada em parceria com a UCC (unidade de Cuidados na Comunidade) de Paços de Ferreira.
Os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária de Paços de Ferreira aceitaram o desafio, da equipa PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar) e assinalaram o Dia Mundial da Luta Contra a Sida. O objectivo foi sensibilizar e envolver os alunos e docentes da ESPF para o tema da Campanha “Árvore da Vida”.
Os alunos e professores decoraram uma árvore com 1.030 laços vermelhos, correspondentes aos novos casos de Sida que surgiram no ano passado (2017). “Contra a Sida, pela Vida” foi a temática basilar assumida para a implementação desta campanha de intervenção junto da comunidade educativa, refere Célia Oliveira.