As II Jornadas Pedagógicas destinadas a pessoal não docente realizaram-se no passado dia 21, no Auditório da Escola Secundária de Lousada, e tiveram como destinatários assistentes operacionais dos vários agrupamentos de escolas do concelho.

O tema da iniciativa foi “Ajudar a educar”, tendo como promotores o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE) e a Câmara Municipal de Lousada.

A finalidade das jornadas passa por partilhar conhecimentos sobre temáticas diversas, bem como ver esclarecidas dúvidas que podem surgir no seguimento do trabalho efectuado pelos funcionários. Foi também intenção deste evento a tomada de consciência das diferenças individuais, culturais e sociais, bem como o papel de relevância que o pessoal não docente deve assumir nos contextos educativos.

Os temas trabalhados durante estas jornadas foram “A importância do papel do pessoal não docente nos contextos educativos”, “A problemática dos comportamentos aditivos e das dependências nas escolas”, “Hábitos de alimentação saudável em contextos educativos” e “A ética profissional em contexto escolar: sigilo e confidencialidade profissional”.

A formação esteve a cargo de formadores de áreas diferentes, de acordo com os temas e teve a certificação da Direcção-Geral da Administração Escolar.

“Os assistentes operacionais partilham com os professores a tarefa de auxiliar os pais na educação dos filhos e são muitas vezes a primeira linha de detecção de problemas e de ajuda a muitas crianças e jovens. Daí que a formação destes profissionais seja para o município decisiva na oferta de uma escola atenta e de qualidade”, referiu o vereador da Educação, António Augusto Silva.