A Escola Secundária de Freamunde deslocou-se, nos dias 4, 5 e 6, à cidade de Estrasburgo, França, para participar na Sessão Plenária Euroescola, que envolveu 24 países da União Europeia.
Para os participantes, esta visita, que surgiu na sequência do concurso Euroescolas desenvolvido pela Europe Direct do Tâmega e Sousa, decorreu ainda melhor do que o previsto. A Escola de Freamunde conseguiu colocar as suas medidas em quatro dos seis temas propostos a debate: “Ambiente e energias renováveis”, “Liberdade de informação e cultura da cidadania”, “2015- Ano Europeu para o Desenvolvimento, “Futuro da Europa”, “Migrações e integração” e “Emprego dos jovens”. Além disso, conseguiu colocar um seu representante na mesa do Plenário, diz nota de imprensa da escola.
Para Amância Santos, directora do Agrupamento de Freamunde, “esta viagem resulta do empenho da Escola na participação em actividades que envolvem a comunidade e em projectos relevantes para a formação dos nossos alunos. Foi uma oportunidade de conviver com jovens de mais 23 países, de conhecer o edifício e o funcionamento do Parlamento Europeu e a cidade de Estrasburgo. A comunidade escolar sente-se por tudo isto orgulhosa”.