Jerónimo de Sousa garantiu, esta terça-feira, em Penafiel, numa deslocação a uma pedreira na freguesia de Peroselo, ser a favor da construção do IC35, admitindo não conhecer, no entanto, o caso na especialidade.
Em declarações aos jornalistas e questionado sobre o mais recente protesto a favor da construção do IC35, o secretário-geral do PCP realçou ser a favor da construção de todas as acessibilidades que contribuam para o desenvolvimento das regiões e combatem a desertificação e o abandono.
“Sem conhecer e dominar na especialidade este problema, o PCP continua a considerar que a taxação a que os portugueses hoje estão sujeitos nas vias de comunicação são inaceitáveis, são portagens, são as SCUT’s. No exemplo concreto do IC35, consideramos que é importante o direito à mobilidade, particularmente das populações do interior. Dizer que Penafiel é do interior, pode ser discutível, mas a verdade é que hoje toda a gente enche a boca com a necessidade de reforçar o papel do interior, dar resposta aos problemas das populações num país desequilibrado e cada vez mais assimétrico em relação ao litoral, mas depois no concreto nega-se a possibilidade das populações terem esse direito tal como outros. Sem conhecer a especificidade do caso, há um princípio geral e tudo o que for feito para combater a desertificação e o abandono do interior tem o apoio do PCP”, expressou.