O secretário de Estado da Indústria visitou, esta quarta-feira, Lousada para conhecer as instalações da AJP Motos, em Pias. João Vasconcelos deixou elogios e considerou a empresa como um bom exemplo do melhor da indústria nacional.
“É um orgulho para Portugal ter esta empresa. É a única empresa portuguesa que fabrica veículos de marca própria”, salientou o governante.
A AJP aposta na qualidade e na produção de motos de raiz. Emprega 22 pessoas e este ano espera produzir entre 1.000 e 1.200 motos. No futuro, explicou António Pinto, criador da marca, o objectivo é aumentar a produção até às 5.000 unidades e, quem sabe, produzir os próprios motores.
Uma “boutique de motos” de Lousada para o mundo
“Muitas vezes as pequenas empresas como a AJP passam despercebidas. Esta visita enche-nos de orgulho e é um reconhecimento. É bom podermos mostrar o que produzimos”, assume o penafidelense António Pinto.
A empresa tem crescido nos últimos anos e pretende continuar a crescer. Actualmente, o principal mercado é a Austrália, mas tem clientes em mais de 30 países, desde a Europa aos Estados Unidos da América e ao Canadá. “Creio que com este novo modelo o leque de países para os quais exportamos vai aumentar bastante”, adiantou o empresário. A PR7 tem um conceito diferente e destina-se a aventura fora de estrada, destacando-se pela facilidade de utilização, pelo peso e pela capacidade de fazer grandes viagens a baixo custo, acrescentou.
Todas as motos da AJP são projectadas de raiz. Todo o chassis é feito pela empresa e toda a montagem é feita em Lousada. Depois há componentes de fora. Por exemplo, o motor é italiano. “Acredito que se conseguirmos chegar às cinco mil motas, que é nosso objectivo a curto-médio prazo, já pode compensar que fabriquemos o nosso próprio motor”, afirmou António Pinto. “Somos uma referência em termos de tecnologia. Fomos os primeiros a ter um braço fundido em alumínio e hoje 90% das motos usam-no. É motivo que orgulho quando nos copiam”, referiu.
Para o secretário de Estado da Indústria não há dúvidas de que a AJP é uma empresa de referência no país e no estrangeiro. “Os seus veículos são reconhecidos pela qualidade e design no mundo todo. É um bom exemplo do melhor que existe na nossa indústria”, disse João Vasconcelos no final da visita. “Apostaram na qualidade e na manufactura. São uma boutique de motas. Quem compra uma AJP sabe que está a comprar um veículo único, customizado e a pensar no cliente”, sustentou.
“Esta visita vem atestar que estão a fazer um bom trabalho e dar-lhe o nosso apoio para o futuro. Nos casos dos produtos de qualidade, como é este, é bom para o país que se diga que é ‘made in Portugal’. Assim é que se constrói a marca de um país. Este é um produto que deve orgulhar Portugal”, acrescentou o governante.
Já o presidente da Câmara Municipal de Lousada, que acompanhou a visita, também considerou a AJP como um bom exemplo. “Devemos ter orgulho de ter uma empresa destas no país e no concelho. A AJP já deu provas de que tem capacidade e dinamismo para enfrentar desafios”, disse Pedro Machado. O autarca adiantou ainda que a autarquia está disponível para apoiar, com os incentivos municipais existentes, o processo de expansão da empresa.
* Notícia actualizada às 17h00 do dia 25 de Maio com a alteração da localidade onde fica sediada a empresa de Boim para Pias. Pedimos desculpa aos nossos leitores pelo lapso.