Foi inaugurado, no domingo, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, o Posto de Emergência Médica (PEM) dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.
A nova ambulância do INEM veio reforçar “a capacidade de socorro da corporação para dar respostas às necessidades de cuidados pré-hospitalares da população, potencializando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita”, salientou o governante, citado em nota de imprensa da Câmara Municipal de Paredes.
“Esta nova ambulância de socorro será colocada ao serviço de Lordelo e de parte das freguesias de Vilela e Duas Igrejas. A viatura de emergência vem corresponder às necessidades operacionais desta zona, onde já se justificava um posto de emergência médica pelo volume de urgências registadas. Estamos a falar de um serviço para socorrer um universo de mais de 20 mil pessoas”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida.
Já o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Lordelo, Miguel Ferreira, lembrou que a nova ambulância era uma reivindicação antiga que esta nova direcção concretizou “com muito esforço”.
No ano passado a corporação de Lordelo deu resposta a 1.309 urgências e, este ano, até ontem, foram registadas cerca de 230 urgências.
No concelho de Paredes existem também Postos de Emergência Médica em Baltar, Paredes e Rebordosa.
Recorde-se que os Bombeiros de Lordelo foram uma das três últimas corporações a celebrar a constituição de um PEM com o INEM.