Fotografia: Câmara de Valongo

O sarau cultural “O Meu Bairro Não tem Paredes”, projecto que tem como objectivos promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação, lotou o Fórum Cultural de Ermesinde.

Segundo a autarquia, o projecto “O Meu Bairro Não tem Paredes” está integrado na Actividade 11: Acções de inclusão pela arte e pelo desporto, é promovido pela autarquia, entidade coordenadora de um consórcio constituído pelos Centros Sociais e Paroquiais de Alfena e Sto. André de Sobrado e Centro Social de Ermesinde.

O projecto iniciou em 2017 e resultou da candidatura no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 na tipologia de Operações Integradas para a Inclusão Activa.

“O Meu Bairro não tem Paredes” destina-se aos residentes em vários Empreendimentos de Habitação Social do Concelho tendo como objectivos centrais erradicar as causalidades, sintomas e evidências de desfiliação e de precariedade aumentando o sentimento de pertença ligando o Bairro ao Mundo e trazendo o Mundo ao Bairro.

Fotografia: Câmara de Valongo

O projecto prevê a implementação de acções de capacitação, sensibilização e workshops temáticos, destinadas aos residentes em sete bairros sociais, em parceria entre o município de Valongo, o Centro Social e Paroquial de Alfena, o Centro Social de Ermesinde e o Centro Social e Paroquial de Sobrado.

Neste âmbito têm sido desenvolvidas acções de capacitação; acções de educação ara a cidadania, igualdade e não discriminação; educação para a saúde; acções de Inclusão pela arte e pelo desporto.

No âmbito do projecto foi criado o Clube de Emprego e Formação e a criação do Espaço Residente e de Mediadores Comunitários.

Fotografia: Câmara de Valongo