A Câmara Municipal de Paredes assinala os 45 anos do 25 de Abril com uma sessão solene no edifício dos paços do concelho.
A sessão começa pelas 9h30 com um momento musical seguindo-se intervenções do presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira; dos representantes de todos os partidos com representação na Assembleia; e do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.
Segue-se um momento musical da Banda Filarmónica de Cete e um percurso a pé entre a Câmara e o Largo da Feira onde, junto à escultura “O tremoceiro”, será inaugurada a Praça Santos Grácio. Além de uma breve leitura da biografia do homenageado haverá discursos do presidente da Junta de Freguesia de Paredes, Artur Silva, e do presidente da Câmara. Decorrerá ainda um concerto da Banda Filarmónica de Cete.
António Augusto Santos Grácio, paredense de coração, nasceu em Trás-os-Montes, a 25 de Abril de 1919 e faleceu em 1997.
Solicitador de profissão, Santos Grácio é recordado como lutador pela liberdade e pela democracia, que, em 1958, à passagem do General Humberto Delgado por Paredes, fez ouvir a sua voz exclamando: “Meu General, estamos fartos de ditadura. O povo precisa de pão e liberdade”, descreve nota de imprensa.
Santos Grácio foi dirigente desportivo do União de Paredes e um dos mentores das Festas, da Vila e concelho de Paredes. Da sua biografia destaca-se também o cargo na administração do hospital da Misericórdia de Paredes que ocupou durante 10 anos.