Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A iniciativa ‘Santo António Arte’ volta a invadir a Rua de Santo António, na vila de Lousada, de 4 de Fevereiro e 31 de Março, aliando a música, a pintura com provas de degustação. A terceira edição conta com 17 lojistas participantes e vai “ juntar vários eventos em simultâneo”, explicou ao Verdadeiro Olhar o curador da iniciativa.

Pedro Mendes volta a destacar que esta iniciativa pretende “dinamizar, reavivar o comércio tradicional e local através da arte”. Assim, o ‘Santo António Arte’ tem como objectivo ajudar os comerciantes a venderem os seus produtos, ao mesmo tempo que proporciona bons momentos a quem visita aquela artéria.

Por isso, nada melhor do que promover a “união entre o comércio e a arte, dando, ainda, ênfase ao “espírito bairrista”, tão característico da vila de Lousada.

Esta edição conta com várias presenças como Manuel Vaz, Gira, Quinta de Lourosa, Augusto Canedo, Emanuel Ribeiro, Pedro Mendes, Adega Cooperativa de Lousada e Ana Aragão.

Será mais uma “explosão de arte e cultura”, que decorre numa das ruas mais emblemáticas da vila de Lousada e que junta assim a venda a retalho, serviços e a restauração.

Recorde-se que quando aconteceu o primeiro evento, o “interesse suscitado”, levou a que esta fosse uma iniciativa para continuar, razão pela qual vai acontecer a terceira edição.

Para além de as lojas serem vistas como “galerias de arte”, quem as visita ou quem passa na rua pode adquirir os trabalhos ou peças executadas por vários artistas, assim como ficar a conhecer e provar produtos típicos da região.

A organização sublinha que será uma grande festa, razão pela qual convida toda a população a marcar presença aquando a inauguração, marcada para 4 de Fevereiro.