As empresas Samsys, sediada em Ermesinde, e Pinto Lopes Viagens, com ligações a Penafiel, foram premiadas na II edição dos Prémios Heróis PME, iniciativa que tem como propósito reconhecer publicamente as empresas e empresários que geram investimento, criam riqueza e emprego. A iniciativa decorreu na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

A Samsys, fundada em 1997, é uma consultora especializada no sector das tecnologias de informação e comunicação, com sede em Ermesinde e filial em Lisboa. Foi nomeada por ter criado um evento anual gratuito, o “Dia do Cliente”, que tem como propósito ajudar as empresas portuguesas a crescer em matérias que extravasam as soluções tecnológicas, com uma aposta na vertente humana e social dos negócios, diz nota de imprensa.

A empresa Pinto Lopes Viagens, é um operador turístico criado em 1974, especializada em Viagens em Grupo, Culturais e de Autor, com Guia. A agência tem cerca de 17.000 clientes anuais e realiza viagens para destinos como Coreia do Norte, Butão, Nepal, Irão, Sri Lanka, Birmânia, Etiópia, Namíbia, Botswana, Quirguistão, El Salvador, Nicarágua, Bolívia ou Antárctida, entre outros. Segundo os responsáveis pelo prémio, a agência de viagens proporciona viagens de autor com figuras públicas como o Chefe Henrique Sá Pessoa, o Maestro Rui Massena ou o escritor José Luís Peixoto.

A 2.ª edição dos Prémios Heróis PME foi uma iniciativa da Yunit Consulting e da SIC Notícias, que conta com o apoio da Delta Cafés, Victoria Seguros e Católica Business School.