Saiba a que instituições de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo pode doar 0,5% do seu IRS

Esta opção não tem qualquer prejuízo para o contribuinte. Pode ainda consignar a dedução do IVA a que teria direito por exigir factura em determinados sectores

0

A entrega da declaração de IRS relativa ao ano de 2017 arranca a partir de dia 1 de Abril e prolonga-se até ao dia 31 de Maio.

No Portal das Finanças, a Autoridade Tributária e Aduaneira já divulgou a lista com mais de 3.700 instituições às quais pode ser consignado 0,5% do IRS dos contribuintes. São bombeiros voluntários, misericórdias, centros paroquiais e sociais, associações de desenvolvimento, cooperativas, jardins-de-infância, lares e instituições da cultura, entre outros.

Na região, nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo, há 65 entidades que integram a lista, um número superior ao do ano passado.

Quem quiser doar parte do seu IRS a estas instituições pode fazer dois tipos de consignação quando preencher a declaração de IRS. A primeira, isenta de qualquer custo para o contribuinte, passa por consignar 0,5% do IRS liquidado a uma das instituições, passando aquilo que seria receita do Estado a ser entregue à entidade indicada.

Os contribuintes podem ainda optar por doar o benefício fiscal arrecadado com as facturas pedidas em sectores como restauração, cabeleireiros ou oficinas, aí sim, abdicando desse valor.

No ano passado, foram entregues mais de 16 milhões de euros a instituições em todo o país.

* Notícia actualizada a 3 de Abril com a inclusão de mais uma entidade beneficiária que, por lapso, não foi inserida na tabela inicial.