Arrancou a empreitada de requalificação da Rua S. Vicente, em Alfena. Nesta fase, o investimento previsto é de quase 890 mil euros (mais IVA).
“As obras têm como objectivo transformar a Rua de S. Vicente numa via em que os peões se sentirão mais seguros. Pretende-se promover a mobilidade suave na freguesia de Alfena através da redução dos espaços de circulação viária, promovendo deste modo a redução da velocidade”, descreve a autarquia. Assim, acrescenta, “serão também criadas plataformas elevadas que servirão dois propósitos distintos: abrandar velocidade dos veículos e melhorar a acessibilidade para os peões”.
A reformulação será “profunda” e abrange “sistema de circulação, desenho urbano, materiais de revestimento, infraestruturas urbanísticas, mobiliário urbano, usos do espaço público, paisagismo, etc”.
A intervenção vai decorrer de forma faseada, sendo que nesta fase incide sobre o troço da rua de S. Vicente compreendido entre a EN105 e o Recinto da Feira Semanal.
“O prazo de execução no troço compreendido entre a rotunda da EN105 e a zona da Igreja Matriz é de 180 dias. Troço compreendido entre a Igreja Matriz e o recinto da Feira Semanal, o prazo será de 270 dias”, avança a Câmara de Valongo, referindo ainda que “a parte restante deste projeto, que contempla a extensão até ao cruzamento de Cabeda, será objeto de empreitada nos anos seguintes”.
A autarquia garante ainda que “será acautelado o acesso a moradores, bem como ao Centro de Saúde e à Junta de Freguesia”, podendo os carros ser estacionados no interior do Centro Cultural de Alfena, estando ainda acautelados lugares junto ao Centro de Saúde para utentes com mobilidade condicionada e ambulâncias.