Para que as crianças e jovens institucionalizados possam ter acesso a conteúdos digitais pedagógicos, lúdicos e de ensino à distância, o Rotary Clube de Penafiel anunciou que vai entregar, ainda esta semana, diversos computadores a duas instituições de solidariedade social do concelho. São elas a Casa Abrigo Rosa do Pisão, para vítimas de violência doméstica, e a APADIMP – Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel.
Segundo a instituição, este apoio decorre de uma parceria com Associação Penafidelense de Actividades Rotárias e resulta de uma candidatura efectuada a um projecto extraordinário da Fundação Rotária Portuguesa como forma de mitigar os efeitos e consequências da pandemia COVID-19.
Lembrando os desafios do ensino para os próximos meses, o presidente do Rotary Clube de Penafiel, Miguel Rodrigues, salienta que “tanto a Casa Abrigo Rosa do Pisão, para vítimas de violência doméstica, como a APADIMP acolhem diariamente crianças e jovens que, para além de vulneráveis, fazem parte, muitas vezes, de agregados familiares com grandes carências e dificuldades económicas”.
Citado em nota de imprensa, o responsável por este Rotary Clube acrescenta que a meta da instituição é “promover a igualdade de oportunidades entre crianças e jovens cujos colegas já que têm acesso a computadores ou meios informáticos, para que possam estudar em casa e/ou desenvolver as suas capacidades em diversas áreas” e também a inclusão.