O Rotary Club de Penafiel comemorara o Dia Mundial da Música, com vários momentos musicais, que decorrem na sede da colectividade, amanhã, sexta-feira, a partir das 21h30.
A efeméride conta com a parceria do Rotaract e Interact e vão subir ao palco Guilherme Rodrigues, Maria Joana Carvalho e Leonor Viva, que fazem parte deste movimento e vão interpretar vários momentos musicais.
Paula Pinto Alves, do Rotary Clube de Penafiel, destaca a importância de se assinalar este dia, porque “a música é, reconhecidamente, uma forma de arte universal, que cria laços e une as pessoas, promovendo a amizade e a paz”, um dos “objectivos prosseguidos pelo movimento rotário”.
Em comunicado, a dirigente destaca ainda que esta será uma forma de apoiar “música e todos os músicos que também foram atingidos pela crise epidémica do Covid-19 e que ainda se encontram a passar por um momento difícil”.
Para além dos momentos musicais, as comemorações contam ainda com a presença da violinista Francisca Portugal, 23 anos, que vai falar um pouco da sua vida e do seu percurso.
Nascida em Lisboa, veio viver para Penafiel aos poito anos, altura em que entrou na Academia de Música de Paredes.
A jovem contabiliza vários prémios, como os primeiros lugares nos concursos ‘Violino Capela’, o ‘CULTIVARTE Jovem’ e o ‘Vasco Barbosa’.
Também venceu o Concurso Internacional da V Mostra Musical do Eixo Atlântico, que decorreu na Galiza, e alcançou o lugar de topo do pódio no Grand Prize Virtuoso Internacional Competition, em Salzburgo.