A segunda edição do Prémio Literário Germano Silva, promovido pelo Rotary Club de Penafiel, distinguiu um jovem de Vila Real, Rui Damásio, com a obra “A Senhora Professora”, na Assembleia Penafidelense.
O autor agradeceu a oportunidade e o facto de ter a sua primeira obra literária vinculada a este prémio, como sendo um estímulo para futuros novos nomes da cena literária portuguesa, refere a organização em comunicado.
Durante a cerimónia, Rui Damásio recebeu, de forma simbólica, um cheque do prémio no valor de 300 exemplares da sua obra.
O evento contou com a presença do presidente do Rotary Club de Penafiel, Miguel
Rodrigues, o representante do Rotary Club de Penafiel para o Prémio Literário, Rui Rodrigues, em representação da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes, e dois elementos do júris de avaliação das obras a concurso, José Vaz Fragoso (em representação do Rotary Club de Penafiel) e Adelaide Galhardo (Directora da Biblioteca Municipal de Penafiel).
Além disso, Germano Silva, historiador e jornalista penafidelense que deu nome a este prémio, também esteve presente e partilhou alguns relatos de memórias das suas vivências e da sua avó, que teve um papel fundamental no seu crescimento enquanto pessoa.
A 24 de Outubro, terá lugar o lançamento deste livro na livraria Lello, na cidade do Porto, com entrada livre, e, no dia seguinte, a apresentação da obra será feita em Penafiel, no festival Escritaria, pelas 18h00.