A Rota do Românico vai associar-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de Abril, promovendo um conjunto de iniciativas nos dias 17 e 18. Uma caminhada, visitas guiadas e actividades pedagógicas fazem parte do programa.
A 17 de Abril, pelas 8h30, em Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), vai realizar-se a caminhada “Luz sobre a História”, com extensão de 12 quilómetros e partida na Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, monumento nacional que integra a Rota do Românico.
Para além da visita guiada à citada Igreja, a caminhada incluirá igualmente a passagem pelas “Obras do Fidalgo”, bem como pelo antigo pelourinho e pela antiga cadeia, entre outros pontos de interesse da freguesia. A inscrição nesta actividade tem o custo de 10 euros e inclui seguro e almoço, diz a Rota do Românico.
À tarde, serão dinamizadas visitas guiadas gratuitas a três dos seus objectos patrimoniais: 14h30 – Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios (Penafiel); 15h30 – Marmoiral de Sobrado (Castelo de Paiva) e às 16h15 – Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão (Cinfães). As deslocações entre os monumentos deverão ser asseguradas pelos participantes.
No dia 18, segunda-feira, durante a manhã, a Igreja de São Tiago de Valadares (Baião) e a sua envolvente serão os cenários do “pedipaper”, de natureza lúdico-pedagógica, que Rota do Românico, em parceria com o município de Baião, vai realizar com uma turma de alunos do ensino básico.