A Rota do Românico apresenta-se com visitas guiadas virtuais 360º das três exposições “Ver do Bago”, num duplo compromisso: o da revisitação do projeto passado e o de perpetuação para memória futura.
A iniciativa inspira-se num ciclo de três exposições de arte sacra e de experiências imersivas e interativas, sob o mote “Ver do Bago, um brinde entre Deus e os Homens”, promovidas em 2021 e 2022.
Celebrando a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, este ciclo expositivo, que foi acompanhado por uma ampla programação cultural, decorreu em três locais: no Mosteiro de Santo André de Ancede, Baião, entre 13 de maio e 12 setembro de 2021, com a exposição “Ver do Bago nos Mosteiros”; na Igreja de Santo António dos Capuchos, Penafiel, entre 30 de setembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, com “Ver do Bago nos Santos”, e, por último, no Centro de Interpretação do Românico, Lousada, entre 25 de fevereiro e 26 de junho de 2022, com “Ver do Bago no Sangue”.
Estas visitas guiadas são realizadas numa parceria com a empresa 3Decide, responsável pela componente multimédia deste ciclo de mostras.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.