A Rota do Românico programou um conjunto de actividades, que decorrem ao longo do ano lectivo, e que estão direccionadas para todos os alunos dos 12 municípios, que integram a sua estructura.
São mais de 15 iniciativas, que vão desde um concurso escolar de tradições populares, com ilustração, criação literária e fotografia, até visitas, oficinas, tertúlias, um pedipaper e horas do conto, anunciou a ‘Rota’, em comunicado.
Podem participar os alunos que frequentem todos os graus de ensino, desde o básico até ao superior. O objectivo visa a “educação patrimonial”, de forma a “difundir e valorizar o extenso legado histórico” de todo este território.
De salientar que, a Rota do Românico reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. São eles, Lousada, Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Marco de Canaveses e Resende.
Para a Rota do Românico, é importante “o envolvimento da comunidade, de uma forma interactiva, através de actividades lúdicas e pedagógicas em contexto educativo, cultural e social”, porque “reforça o interesse pela história e pelo património local”.
Para além disso, estas dinâmicas, promovem “o orgulho pelo passado” e contribuem para o “desenvolvimento de novos saberes e competências” na comunidade escolar.
As actividades são gratuitas e acontecem durante os períodos lectivos. Toda a informação está disponível no site da Rota do Românico.