A Rota do Românico, em 2019, atingiu mais de 15 mil visitantes registados, tendo batido o recorde de visitas.
Segundo a Rota do Românico, a maioria (85%) dos visitantes continua a ser de nacionalidade portuguesa, sendo que o número de visitantes não inclui todos aqueles que, de forma autónoma, percorreram os 58 monumentos do itinerário turístico-cultural materializado pela Rota do Românico.
De acordo com a mesma fonte, o Centro de Interpretação do Românico, localizado em Lousada, inaugurado no final de Setembro de 2018, só no ano transacto, registou cerca de nove mil visitantes, entre mais de 20 nacionalidades, assumindo-se como um veículo estruturante das visitas à Rota do Românico e potenciador do desenvolvimento do seu território de influência.
Desde a sua apresentação pública em 2008, a Rota do Românico registou já mais de 130 mil visitantes.
A Rota do Românico reúne, actualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios do Tâmega Sousa e Douro (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
O projecto tem como principais áreas de intervenção a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.