Entre 18 e 20 de Outubro, a Rota do Românico vai associar-se às comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, com a realização de visitas guiadas, palestras e oficinas pedagógicas.
“O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, iniciativa assinalada desde 2011, a 18 de Outubro (dia de São Lucas, padroeiro dos artistas e, segundo a tradição, o primeiro pintor dos retratos da Virgem Maria) visa promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, bem como permitir uma maior visibilidade do património eclesial junto da sociedade”, justifica a Rota do Românico.
Esta é a primeira vez que a Rota se associa a este dia, que este ano tem como tema “Diálogos com a Arte Cristã”.
Assim, a 18 de Outubro, realiza-se entre as 10h30 e as 14h30, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, a palestra “São Lucas e Pinturas Marianas” com visita guiada ao CIR, tendo como público universidades seniores.
No dia 19, no mesmo local, pelas 14h30, decorrerá uma oficina de pintura a fresco “São Lucas e Pinturas Marianas”, para alunos do curso de Artes Visuais. À noite, pelas 20h30, em Resende, na Igreja de São Martinho de Mouros, haverá uma palestra sobre a “Presença Jesuíta na Rota do Românico”, por José Augusto Costa.
Por último, no sábado, dia 20, o Museu de Arte Sacra e Arqueologia (Igreja de São Lourenço (Grilos), no Porto, acolhe, pelas 16h00, a mesma palestra, também com Rosário Machado, directora da Rota do Românico.
Entre 18 e 20 de Outubro, o Centro de Interpretação do Românico terá patente uma pequena exposição de pintura, sob o tema “Os Escritores da Igreja”.
A dinamização das actividades referidas conta com o apoio do Museu de Arte Sacra e Arqueologia (Porto), do município de Resende e das Paróquias de Santa Maria Maior de Meinedo (Lousada) e de São Martinho de Mouros (Resende).