A Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Paredes lançou uma nova campanha de sensibilização no âmbito do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala a 25 de Novembro.
Depois de, no ano passado, a instituição ter colocado 17 homens do concelho a dar a cara pela luta e a dizer não à violência contra as mulheres, este ano, a RLIS está a desafiar mulheres e entidades parceiras a tirar uma fotografia com uma mensagem que alerte a população sobre qualquer tipo de violência sobre mulheres.
“Estas mensagens pretendem afirmar um posicionamento, no que respeita às questões de discriminação e violência contra as mulheres no quotidiano, nomeadamente ao nível pessoal, familiar, profissional e social. O objectivo é dar a palavra aos cidadãos”, refere a RLIS. “Pretendemos com esta acção colocar as pessoas a reflectir, evidenciando as diversas formas de violências/injustiças que as mulheres vivenciam no seu quotidiano e que, muitas vezes, desvalorizam ou aceitam por infelizmente estarem habituadas às mesmas”, acrescenta a mesma fonte.
A RLIS quer sensibilizar o maior número possível de mulheres para estas situações, até porque acredita que todas já vivenciaram situações destas no dia-a-dia, desde serem discriminadas em termos profissionais ou mesmo nas lides domésticas.
As fotografias recolhidas estão a ser colocadas na página de Facebook da instituição com o hashtag #ISTOTAMBEMEVIOLENCIA.
A meta é usar algumas das fotografias numa exposição, a realizar na Junta de Freguesia de Lordelo. A mostra será inaugurada no dia 24 de Novembro, pelas 11h00.