A 5ª edição da Lucanus, uma revista de Ambiente e Sociedade, foi apresentada na sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Lousada.

O número cinco da revista “diz respeito ao ano de 2021”, um período de pandemia e com limitações que não impediram a concepção desta publicação, congratulou-se o vereador do Ambiente, Manuel Nunes.

Presente na cerimónia esteve Carlos Fonseca, do departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, e que integra o projecto, sublinhou a “ousadia” do município ao colocar uma “obra desta qualidade em papel”, transformando Lousada num “exemplo de estratégia ambiental”.

Já João Carvalho, coordenador editorial da Lucanus, faz parte do departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, é de Lousadas e enumerou os cinco pilares para que a revista exista. São eles: “o apoio institucional, por parte do município, o corpo editorial comprometido, os autores de excelência, os conteúdos atuais e relevantes e um público em número crescente e mais interessado”.

A revista inclui nove artigos científicos e mais de 220 páginas. Estratégia Municipal para a Sustentabilidade – o projeto transformador do Município de Lousada, As borboletas noturnas de Vila Real, Avaliação da perceção do impacto da vespa-asiática, na actividade apícola em Portugal, As cegonhas da Costa Vicentina, Funcigidas nos ecossistemas aquáticos; evidências do projeto Fug-Eye, Fitorremediação de modo fácil: um simples entendimento sobre o assunto, Ligações migratórias estabelecidas pelas aves limícolas do Arquipélago dos Bijagós, Morcegos no Neotrópico: 15 anos de investigação sobre a sua diversidade e diversificação” e “Expedições biológicas, colheitas e episódios” são os temas abordados nesta publicação.