O Grupo Dramático e Recreativo da Retorta conquistou seis dos oito troféus atribuídos na Mostra de Teatro Amador de Valongo, inclusive o Melhor Espectáculo. Joaquim Ferreira, do Rotary Clube de Valongo recebeu o prémio de Melhor Actor, pela interpretação em “António Aleixo, Catedrático da Vida”, e Telma Lopes, da Sabor a Teatro – Associação Cultural, foi distinguida como Melhor Actriz, na peça “Medeias”.
Os galardões foram atribuídos, este sábado, no Fórum Cultural de Ermesinde. No mesmo dia decorreu a exibição da peça “Atores”, de Júnior Sampaio, a partir do texto “A Bailarina Vai às Compras”, do mesmo autor.
Além do prémio de Melhor Espectáculo, com “Palco de Babel”, o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta conquistou o prémio de Melhor Encenação, com Laura Avelar Ferreira; o de Melhor Cenografia, para João Paulo Pereira e Octávio Pereira; Melhor Figurino, para Ana Sousa; Melhor Luminotecnia, para João Octávio Pereira; e Melhor Sonoplastia, para Flávio Oliveira.
“Para incentivar as associações que integram o programa a apostarem cada vez mais na qualidade das peças, pelo quarto ano consecutivo a Mostra de Teatro Amador contou com um júri de actores profissionais”, composto por Alexandre Falcão, Romy Soares e Mário Moutinho, explica a autarquia.
A Mostra de Teatro Amador – Valongo 2017 começou no Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março. É organizada pelo ENTREtanto TEATRO e pelo município de Valongo. Foram apresentadas 11 peças pela mão do Teatro Amador Susanense, Grupo Dramático e Musical de Campo. Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, Sabor a Teatro – Associação Cultural, Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural, Grupo Cénico de S. Vicente de Alfena, Associação Desportiva e Cultural Canários de Balselhas, Rotary Clube de Valongo, Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus, Associação Cultural e Recreativa Fora d’Horas e Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
“A Mostra de Teatro Amador é uma das actividades permanentes de maior importância na programação cultural do município, realizada com o objectivo de valorizar e dar a conhecer ao maior número possível de pessoas o trabalho dos grupos de teatro do concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado pela autarquia.