O núcleo de teatro do Grupo Dramático e Recreativo de Retorta está nomeado para oito das 10 categorias existentes no CONTE – Concurso Nacional de Teatro, incluindo o de melhor espectáculo, com a peça “Palco de Babel”, de Luís Campião numa encenação de Laura Ferreira. A concurso está igualmente a peça “Segundo Espelho”, do Grupo de Teatro Amador de Cristelo. Sábado serão conhecidos os galardoados.
A Retorta Teatro volta assim a fazer parte da lista de finalistas do concurso nacional organizado pela Federação Portuguesa de Teatro em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso e a Fundação INATEL, tendo já em 2015 sido o grande vencedor do Prémio Ruy de Carvalho, na categoria de Melhor espectáculo, com a peça “Óculos de Sol”. Em 2016, o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta ganhou cinco prémios e uma menção honrosa com a peça “Mulheres”, de Laura Ferreira.
A Gala de Encerramento do Concurso Nacional de Teatro decorre no próximo sábado, 4 de Março, pelas 21h00, no Theatro Club de Póvoa de Lanhoso, onde serão anunciados os vencedores e entregue os troféus das respectivas categorias a concurso.
O Grupo Dramático da Retorta e o Grupo de Teatro Amador de Cristelo disputarão o galardão na categoria de “Melhor Desenho de Luz”, “Melhor Encenação”, “Melhor Cenografia” bem como na “Melhor Interpretação Secundária Feminina” e “Melhor Guarda-Roupa”. O Grupo Dramático da Retorta está ainda nomeado para “Melhor Ambiente Sonoro”, “Melhor Interpretação Secundária Masculina” e finalmente “Melhor Espectáculo”, distinguido como o “Prémio Ruy de Carvalho”.
Serão ainda entregues o Troféu Ibéria (entregue a uma produção de teatro do pais vizinho Espanha), e os Prémios “Maria da Fonte” (Prémio do Público) e o Prémio Prestigio e Personalidade. Este último pretende distinguir uma individualidade ou entidade que se tenha destacado pelo seu trabalho na defesa e promoção do teatro de amadores em Portugal. A apresentação da Gala de Encerramento ficará ao cargo de Rafa Leite, estando já confirmada a presença de Ruy de Carvalho.