Foram 25 os voluntários que responderam à chamada do Alto Relevo – Clube de Montanhismo para ajudarem, no sábado, na recolha de pneus depositados há anos na Serra de Pias, em Valongo. E o balanço foi bastante positivo: retiraram-se 1200 pneus. Para trás ficaram, contudo, ainda alguns 500. Esses deverão ser retirados numa próxima iniciativa.
Vítor Gandra, do Alto Relevo – Clube de Montanhismo, em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, explicou que a iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, “correu muito bem” e incidiu especialmente em dois locais da serra de Pias, à superfície e no interior de um fojo, antiga mina de ouro com dois poços.
Retirados 1200 pneus mas ainda restam 500 no fojo
Da superfície, junto ao lugar de Moirama, freguesia de Campo, foram retirados, com a ajuda dos voluntários, durante a manhã de sábado, cerca de 700 pneus, tendo o local ficado praticamente limpo, uma vez que alguns estarão já soterrados. Segundo Vítor Gandra será agora necessário regressar ao local com uma retrescavadora para os retirar. Para além dos pneus, foram ainda recolhidos dois frigoríficos. No fojo, o trabalho teve de ser mais cuidadoso, tendo participado essencialmente os espeleologos do Alto Relevo. Na antiga mina de ouro o trabalho durou o dia inteiro e, mesmo assim, apenas se conseguiu retirar os pneus de um dos poços, cerca de 520. O segundo poço, adiantou Vítor Gandra, ainda ficou cheio. Terá ficado com aproximadamente 500 pneus que serão posteriormente retirados. O responsável adianta que haverá brevemente nova acção, mas a calendarização está dependente das condições metereológicas, podendo acontecer até à próxima Primavera.
A última grande acção de limpeza da serra de Pias, com especial incidência na recolha de pneus, realizou-se em 2010, tendo na altura sido retirada 1600 unidades. Segundo Vítor Gandra esta é uma depositão que “não é recente. Tem vários anos”. “Não tem, porém, vindo a aumentar, estagnou”, acrescentou, frisando que é desconhecida a autoria deste crime. Nem mesmo as pessoas que habitam nas proximidades dos locais de onde foi retirado todo este lixo terão visto qualquer deposição. “Os locais dizem que não vêem nada”, explica, acrescentando que tal leva a crer que terão sido transportados em carros ligeiros.
Alto Relevo apresentou queixa na GNR
Com a certeza de que estamos perante um crime, o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, consciente da dificuldade em encontrar responsáveis, apresentou queixa junto da GNR, esperando que o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) consiga ter alguma informação e dar seguimento à queixa. Vítor Gandra frisa ainda que “nunca haverá a vigilância suficiente ou necessária” para evitar que se repitam situações de deposiçã ilegal de pneus ou de outros lixos.
A iniciativa foi organizada pelo Clube de Montanhismo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Valongo que disponibilizou camiões, gruas e funcionários para colaborar na recolha. Os pneus retirados da serra serão agora encaminhados para uma empresa que procederá ao devido tratamento da matéria.