A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova, acaba de actualizar os resultados do estudo “Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho”, incluindo dados relativos ao período de 2009/2014.

O documento analisa os resultados escolares de todos os concelhos de Portugal Continental, tendo por base os exames do 9.º ano de escolaridade e os do ensino secundário. Os dados mostram um retrato de um país com uma realidade muito distinta e um agravamento das disparidades entre concelhos.

O estudo classifica cada concelho com base num índice que compara os resultados obtidos com a média nacional, numa escala que vai do “Mau” ao “Bom”, passando pelos indicadores “Em risco” e “Sofrível”. Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo ficam abaixo da média do país quer nos resultados dos exames do 9.º ano quer nos do ensino secundário. Quando a análise é feita tendo em conta a tendência da evolução dos resultados escolares nos seis anos em análise, Paredes e Paços de Ferreira destacam-se pela evolução positiva no 9.º ano e ensino secundário, respectivamente. No outro lado da balança, com tendência negativa, estão Penafiel e Valongo.

 

Estudo criou índice à média nacional

No primeiro Atlas da Educação, que analisava a evolução dos concelhos entre os anos de 2008 e 2012, o indicador utilizado para medir os resultados nas provas de exame foi a média dos exames. Mas nesta nova edição, os autores criaram uma medida diferente, criando índices à média nacional. “A base 100 dos índices corresponde à média nacional dos resultados; valores acima ou abaixo de 100 estão, respectivamente, acima ou abaixo dos resultados nacionais”, explica o documento.

Cada intervalo de valores dessa média é depois classificado numa escala entre “Bom” e “Mau”. “Bom” significa que a média do concelho nos anos em análise é igual ou superior à média nacional (valor 100) e “Mau” que a média do concelho é inferior à média nacional, com um desvio negativo igual ou superior a 15% (índice igual ou menor a 85). Na escala existem ainda os indicadores “Sofrível”, para os casos em que a média do concelho tem um desvio negativo de 5% em relação à média nacional (entre os 95 e 100) e “Em risco” quando o desvio negativo é superior a 5% e inferior a 15% (entre 85 e 95).

Penafiel “Em risco” quer no 9.º ano como no ensino secundário

A análise aos resultados escolares dos 278 concelhos de Portugal Continental mostra que os concelhos em que há maior proporção de mães dos alunos com habilitações de nível superior, aqueles onde há maior expressão de actividade industrial, e onde há maior peso de centros urbanos e de serviços qualificados são favoráveis a melhores resultados nas provas de exame (no caso desta última variável, apenas no Ensino Secundário), diz o estudo. Pelo contrário, os concelhos em que predominam o povoamento rural e a actividade agrícola, aqueles em que há maior incidência de situações de exclusão social, e os que têm maior expressão das actividades de turismo e serviços menos qualificados constituem contextos desfavoráveis às classificações obtidas em exame (no caso da última variável, apenas no 9.º ano).

Na região, registaram-se ligeiras alterações nos resultados escolares dos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo. No 9.º ano, o índice criado pelo Atlas da Educação teve um desvio positivo nos concelhos de Paços de Ferreira e Paredes, entre 2008-2012 e 2009-2014, sendo negativo nos casos de Lousada, Penafiel e Valongo. O estudo coloca Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo no nível “Sofrível”, ou seja, até cinco por cento abaixo da média nacional. Já Penafiel, com um índice de 92,39, é categorizado como “Em risco”.

Quanto aos resultados dos exames do ensino secundário, os índices mais baixos, são os de Lousada, Penafiel e Valongo, classificados com o indicador “Em risco”. Os melhores colocados, mas mesmo assim abaixo da média nacional, são Paços de Ferreira e Paredes, no nível “Sofrível”.

Índices do 9.º ano e Secundário por concelho
Concelho
9.º ano
Secundário
Índice 2008-2012Índice 2009-2014Índice 2008-2012Índice 2009-2014
Lousada96,195,493,193,3
Paços de Ferreira95,295,297,298,2
Paredes95,996,597,996,8
Penafiel92,792,493,293,3
Valongo100,299,496,494,4

Concelhos com “atraso reduzido, abandono e resultados perto do estimado” no 9.º ano

De acordo com estes dados, os concelhos são agrupados por tipologias (clusters).

Os resultados dos exames do 9.º ano colocavam 68 concelhos de Portugal Continental num patamar de insucesso relativo e elevado atraso escolar, enquanto 64 concelhos eram caracterizados como tendo sucesso relativo, na medida em que as classificações se situam acima do estimado.

Os cinco concelhos da região integram um cluster com 102 concelhos que “conciliam taxas de atraso abaixo da média com classificações de exame e abandono próximos do estimado. Têm um atraso reduzido, com abandono e resultados perto do estimado”, refere o estudo.

Por outro lado, no ensino secundário, ficam divididos em dois grupos com tipologias ligeiramente diferentes.

Paredes, Penafiel e Valongo integram um grupo de 72 concelhos com atraso reduzido e o abandono (ligeiramente) acima do estimado, com classificações de exame também próximas das estimadas. Já Lousada e Paços de Ferreira inserem-se num cluster que se distingue “sobretudo pelo desvio positivo entre os valores observados e estimados do abandono, caracterizando-se assim por um abandono superior ao estimado”. “As taxas de atraso situam-se próximas da média nacional, enquanto as classificações de exame são também próximas do estimado pelo indicador socioeconómico”, refere o Atlas. Neste grupo estão 48 concelhos.

Paços de Ferreira e Paredes com evolução positiva

O estudo ainda considera um outro indicador, a tendência, que analisa a progressão de resultados ao longo dos anos analisados. “Independentemente das suas médias, a tipologia faz sobressair positivamente os concelhos que evoluíram para significativamente melhores resultados, e negativamente os que evoluíram para resultados significativamente piores”, referem os autores do Atlas da Educação.

Nos resultados do 9.º ano, Penafiel é o concelho com a evolução mais negativa entre os anos de 2009 e 2014, ficando com um índice caracterizado como “Mau”. Seguem-se os concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Valongo, com um índice que os coloca no indicador “Em Risco”. O melhor colocado, mais próximo da média nacional, é Paredes, classificado como “Sofrível”.

No ensino secundário, as posições alteram-se. Lousada é o único concelho com indicadores idênticos, continuando “Em risco”. Na mesma categoria estão Paredes e Penafiel. Na pior situação, com evolução negativa nos últimos anos, está Valongo, categorizado como “Mau”. Na melhor situação, surge Paços de Ferreira, com uma evolução que o coloca no nível “Sofrível”, mais perto da média do país.