Foi inaugurada, no passado sábado, uma residência universitária de luxo, destinada a alunos e professores da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU). Situada a 50 metros do campus universitário, em Gandra, Paredes, o edifício de cinco pisos é constituído por 111 quartos, duplos e individuais, uma cozinha comum por piso, sala de estudo, centro de cópias, sala de estar/multiuso, restaurante, cafetaria, lavandaria, ginásio, terraço panorâmico e garagem. Fruto de um investimento a rondar os três milhões de euros, o espaço dispõe ainda de um serviço de vigilância permanente apoiado por mais de 50 câmaras e de rede wireless que permite o acesso à Internet a partir de qualquer ponto do edifício. As roupas de cama e de banho, assim como a limpeza semanal também estão a cargo da administração da residência.
Para usufruir destes luxos, alunos e professores têm de pagar uma renda mensal entre os 330 e os 450 euros, preços que variam conforme a tipologia do quarto.
Para o presidente do conselho de administração da CESPU, Almeida Dias, a cerimónia de sábado “tornou real um sonho que a instituição há muito queria ver concretizado”.
A residência universitária de Gandra, que reabilitou um edifício que estava há vários anos degradado, é um projeto da empresa Equações de Mérito, detida pelos empresários locais José Fernando Rocha e Manuel Silva e ainda pelo ex-futebolista Rui Barros.