A Câmara Municipal de Lousada foi o palco da reunião da Plataforma Territorial Supraconcelhia do Tâmega. O encontro contou coma presença do diretor adjunto da Segurança Social do Centro Distrital do Porto, Ângelo Oliveira.
Na sessão de abertura, altura em que foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Social (PDS) Supraconcelhio 2020, a vereadora da Acção Social da Câmara de Lousada, Cristina Moreira, começou por destacar que “o documento apresentado é único e surge como junção do trabalho das Redes Sociais de cada um dos 11 municípios e tem a duração de seis anos”.
Este Plano de Desenvolvimento Social Supramunicipal é único no país e tem na sua base, para além do trabalho das Redes Sociais, o Plano de Acção para a Empregabilidade da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2020). Os objectivos passam pelo ordenamento territorial, diagnósticos dos maiores problemas e as soluções apontadas.
O PDS Supramunicipal é resultado do trabalho de 400 actores de todas as áreas, desde a económica à social, tendo como missão funcionar como um conjunto de linhas orientadoras.
Segundo Ângelo Oliveira “é importante que todos os intervenientes deste projecto tenham a capacidade de conjugar esforços”. “Apoiar a região nesta missão de implementação do PDS Supramunicipal é, sem dúvida, melhorar as condições da população”, acrescentou.