A Câmara de Lousada é a autarquia da região que tem maior número de funcionários ao seu serviço – 676 -, apesar de ser o concelho com menor número de habitantes. Isso dá ao município um rácio de 14,5 trabalhadores por cada mil habitantes, o mais elevado do Vale do Sousa.
No extremo oposto dos concelhos acompanhados pelo Verdadeiro Olhar está Valongo. Com mais de 97 mil pessoas a viver no concelho, a autarquia emprega 536 funcionários, ou seja, 5,5 por cada mil habitantes, segundo os cálculos realizados.
Lousada aumentou o número de trabalhadores entre 2018 e 2019 e Valongo diminuiu ligeiramente.
Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2019, divulgado na semana passada, depois de Lousada, é a Câmara de Penafiel a que mais emprega. A autarquia penafidelense manteve o mesmo número de trabalhadores – 617 – e tem o segundo rácio mais elevado: 8,8 por mil habitantes.
Paços de Ferreira continua a ser o município que menos pessoas tem ao serviço, em termos globais, apesar de ter aumentado o número de trabalhadores entre 2018 e 2019, sendo agora de 456. O rácio da autarquia é de oito funcionários por mil habitantes.
Por fim, Paredes baixou o número de trabalhadores ao serviço da câmara. São agora 557, o que dá 6,5 funcionários por cada mil habitantes do concelho.