O distrito do Porto está sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas. O alerta foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo são esperadas temperaturas muito baixas que podem atingir dois a três graus negativos, sobretudo de madrugada e início da manhã, mostram os dados.
O aviso do IPMA salienta a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro e de formação de gelo e geada.
Devido às temperaturas baixas que se fazem sentir, o IPMA alerta para a possibilidade de intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras; incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos eléctricos; eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente; aumento do risco associado ao trafego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo; e necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.
Deve ser evitada a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; usar várias camadas de roupa, assim como luvas, gorro, meias quentes e cachecol e calçado quente e anti-derrapante; e recomendada a ingestão de sopas e bebidas quentes, entre outros. Além disso, é pedida atenção no uso de braseiras ou lareiras e que sejam desligados aparelhos de aquecimento ao deitar, além da adopção de uma condução defensiva na estrada.