A Casa da Cultura em Paredes foi palco, esta manhã, da Assembleia-Geral da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que trouxe ao concelho representantes de municípios de vários pontos do país.
A Câmara Municipal de Paredes integra este projecto desde 2007. Na sessão, Celso Ferreira destacou a importância de os municípios “partilharem ideias” e se “inspirarem mutuamente”.
A autarquia aproveitou para apresentar dois projectos municipais, o Art On Chairs e a Casa da Juventude de Paredes.
“O Art On Chairs não é um projecto educativo, mas contribuiu para o envolvimento da comunidade”, defendeu o presidente da Câmara de Paredes. O autarca lembrou que, no passado, o abandono escolar deveu-se, sobretudo, ao facto de as crianças irem trabalhar muito cedo nas fábricas de mobiliário dos pais e familiares. “Um dos objectivos do Art On Chairs foi, com a incorporação do design e a ligação às escolas, mostrar às crianças que têm que estudar para se adequar à nova realidade”, acrescentou Celso Ferreira.
“O design, aquilo que faz a diferença do produto, não existe na cadeia de valor da maioria das empresas, que não valorizavam a criação própria nem a inovação. E as pessoas não percebiam que era preciso ter recursos qualificados para acompanhar a evolução do mercado”, referiu o edil.
O presidente da Câmara acredita que a realidade mudou, assim como a percepção que as famílias têm das escolas. “Agora já percebem que se o filho quer ter lugar no futuro tem que dar valor à escola”, sustentou.
A terceira edição do Art On Chairs já está a ser preparada. O projecto recebeu, em 2014, o prémio Regio Stars, atribuído pela comissão europeia para distinguir um exemplo de boas práticas na aplicação de fundos comunitários e um modelo a seguir por outras regiões dos 27 estados membros.