A criação de uma rede de apoios integrados para a infância e terceira idade tem que ser uma prioridade. A afirmação é de Leonel Vieira, presidente do PSD de Lousada, e foi feita em mais um debate realizado pelo partido no município.
As famílias têm que ter “acesso a creches e lares de qualidade, a custos acessíveis”, porque “investir no bem-estar das nossas crianças e dos nossos idosos é assegurar que Lousada se mantém um concelho inclusivo e humanizado”, enfatizou o líder.
Em cima da mesa estiveram temas como a habitação, formação, mobilidade, infância, terceira idade, adição e artes e estes encontros, designados “Lousada, que futuro?”, pretendem reunir “ideias inovadoras e reflexões críticas sobre temas fundamentais para o desenvolvimento local, com vista às eleições autárquicas de 2025”, como revela o partido, em comunicado.
“Queremos ouvir e debater as propostas dos cidadãos de Lousada para, juntos, apresentarmos um projeto de desenvolvimento que corresponda às necessidades do concelho e dos lousadenses”, destacou ainda Leonel Vieira.
Já Carlos Nunes, coordenador do Gabinete de Estudos e do ciclo de conferências, frisou que o principal objetivo destes encontros passa por “fomentar um diálogo comunitário que promova a participação ativa dos cidadãos”. Deste modo, são recolhidas “ideias e propostas para compor um plano de ação realista e eficaz, que será a base do nosso programa eleitoral para as próximas eleições autárquicas”.
Nesta sessão, os lousadenses Luís Marques Teixeira e Manuel Bessa foram os oradores convidados, apresentando diferentes perspetivas e propostas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do concelho.
Luís Marques Teixeira centrou a sua reflexão em torno de quatro tópicos: habitação social, apoio à terceira idade e infância, apoio às artes e meio artístico e prevenção e soluções para a problemática das adições e dependências. Manuel Bessa deu enfoque à problemática da habitação, formação profissional e mobilidade.
O evento terminou com um apelo à participação nestes encontros, porque “só com a contribuição de todos conseguiremos delinear um futuro que corresponda às expectativas dos nossos concidadãos”, disse ainda Leonel Vieira.
A iniciativa “Lousada, que futuro?” continuará ao longo dos próximos meses e vai abordar a sustentabilidade ambiental, a educação e a saúde, entre outros.