Actual Mercado Municipal

A Câmara Municipal de Lousada recuou na pretensão de construir um novo mercado municipal, devido à recusa os comerciantes em se mudarem para um novo edifício. O presidente da autarquia lamentou a situação, mas referiu que não vai construir um mercado “num sítio onde os comerciantes não o pretendam”.

Recorde-se que, a ideia era fazer “um investimento de raiz” e criar um espaço que fosse “factor de atractividade no concelho”. Na altura em que foi avançada esta pretensão, Pedro Machado referiu que a ideia seria “apostar num projecto de arquitectura arrojado” e que fosse “capaz de suscitar o interesse e a curiosidade das pessoas, além de dar mais condições” para que os comerciantes pudessem desenvolver a sua actividade.

Para isso, a Câmara adquiriu, por 450 mil euros, um terreno, com 2.900 metros quadrados, junto ao edifício dos Paços de Concelho.

Terreno onde ia nascer o novo mercado

Mas, e ao que foi revelado pelo edil na última Assembleia Municipal, “apesar de ser um projecto que tinha tudo para ser uma referência, a ideia não foi bem recebida por quem trabalha no actual mercado e o executivo acabou por abandonar essa pretensão. Aliás, Pedro Machado explicou ainda que o novo edifício até poderia “agregar outros serviços, como seja uma loja do cidadão”.

Perante a recusa de quem vende no mercado, o autarca assegurou, no entanto, que, “não faltarão projectos para aquele terreno”.