Foram cerca de 20 mil euros em bens que a Lipor entregou a instituições do Grande Porto e que resultaram da recolha seletiva Porta-a-Porta, uma campanha designada de “reciclar é dar +” e que além incentivar esta prática ambiental, também serve para apoiar causas sociais.
Segundo a Lipor, o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, foram recolhidos papel, cartão, plástico, metal, vidro e resíduos alimentares e verdes.
Às entidades foram atribuídos equipamentos de proteção individual, material ortopédico, entre outros, que pretendem “melhorar as condições” de trabalho e dos utentes destas instituições. Foram abrangidas a Cruz Vermelha de Espinho, as corporações de bombeiros de Gondomar, Vila do Conde, Valongo e Póvoa de Varzim. E ainda, as associações Rumo à Vida, de Matosinhos, e a Somos Nós, do Porto, e que trabalha pela autonomia e integração de jovens deficientes.
Segundo a Lipor, este donativo só foi possível graças ao “esforço dos municípios e seus munícipes, em cumprir as metas que foram estabelecidas no âmbito da implementação deste projeto de recolha seletiva porta-a-porta residencial, aumentando-se, desta forma, a quantidade de resíduos enviados para reciclar e para a compostagem”.
Recorde-se que, esta iniciativa permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos, evitando que o lixo biodegradável ou reciclável acabe em aterros. Deste modo, a Lipor entrega, de forma gratuita, equipamentos para que as pessoas possam fazer reciclagem de papel e cartão, plástico e metal, vidro, resíduos alimentares e lixo.