No dia 30 de Agosto, o Pavilhão da Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca (Nogueira) vai acolher, entre as 9h30 e as 19h00, uma sessão de recolha/análise de futuros dadores de Medula Óssea do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).
Segundo o vereador da Saúde da Câmara de Lousada, Nelson Oliveira, “a campanha visa ajudar um jovem lousadense, Pedro Teixeira, a quem foi diagnosticada leucemia e ainda não foi possível encontrar um dador compatível”. “O objectivo é também ajudar, não só o Pedro, mas qualquer outra pessoa que, confrontada com esta doença, possa ter um dador de medula compatível”, salienta a mesma fonte.
No mesmo dia, irá decorrer uma recolha de sangue.
Para ser dador de medula é preciso ter entre 18 e 45 anos e ter no mínimo 50 quilogramas e 1,50 metros de altura. Além disso, é preciso ser saudável, nunca ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980. Não é preciso estar em jejum e a recolha será feita por ordem de chegada.
Recorde-se que Pedro Teixeira, de 30 anos, natural de Figueiras e a residir em Lustosa, precisa de um transplante de medula para combater uma leucemia mieloide aguda. Nem a mãe nem o irmão são compatíveis e a família tem lançado vários apelos para que as pessoas se inscrevam como dadores.