Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, assim como os de Coimbra e do Porto, vão construir 150 confessionários portáteis que vão dar apoio à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O protocolo vai ser assinado, esta sexta-feira, entre a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, sendo que as estruturas vão ficar instaladas no Jardim Vasco da Gama, em Belém, avança o Comité Organizador Local (COL) que apresenta aquele lugar como “um espaço de reconciliação pessoal e comunitária”, onde cada jovem “pode encontrar a alegria de se sentir amado e perdoado”.
Esta “iniciativa espelha o investimento do Governo numa efectiva política de reinserção social, vincando o papel da capacitação profissional, do trabalho e da interacção com a comunidade para o sucesso da integração das pessoas privadas de liberdade aquando do seu regresso à vida activa”, revela uma nota do Governo, citada pelo jornal Público.
O “Parque do Perdão” vai ser instalado na chamada “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa, entre os dias 1 a 4 de agosto, das 10h00 às 18h00.
Vai contar com 150 confessionários, onde estarão padres de diferentes nacionalidades para escutar os jovens peregrinos, “convidando-os a fazer a experiência do amor e da misericórdia de Deus através do sacramento da reconciliação”.