Em 2021, cerca de 209 mil cidadãos dos municípios que integram a LIPOR entregaram cerca de 18 mil toneladas de material para reciclagem, o que em termos de valorização permitiu evitar a emissão de cerca de 11 mil toneladas de CO2, o que traduzido é igual a 98 mil viagens entre Lisboa e Porto.
Estes números reflectem um aumento da prática da reciclagem de “17%”, face ao ano anterior, avança a Lipor, em comunicado.
A empresa avança ainda que recebeu, no seu Centro de Triagem e Plataformas. mais de 14 mil toneladas de materiais para reciclagem, como plástico e metal, papel e cartão e, vidro e, na Central de Valorização Orgânica, cerca de 3.300 toneladas de bio-resíduos, que incluem produtos alimentares e verdes.
A Lipor, que é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos em Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, sublinha que este aumento deriva do “alargamento do sistema de recolha seletiva porta-a-porta” e ainda da “proximidade com acesso condicionado a mais zonas residenciais, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”.