A rede de ecopontos do concelho de Paredes está a ser reforçada com a colocação de contentores semi-enterrados (molok’s) em vários pontos do concelho.

A Câmara avançou que foram instalados mais 15 destes contentores para recolha selectiva de lixo em Baltar, Gandra, Lordelo e Parada de Todeia.

“Estes novos equipamentos para deposição de vidro, embalagens, papel/cartão e resíduos indiferenciados têm maior capacidade para receber resíduos e localizam-se na Rua do Feital, em Baltar, na face à EN 319, em Parada de Todeia, em Penhas Altas, em Lordelo, e junto à ponte da Pinguela, em Gandra”, descreve o município.

“A colocação desta tipologia de contentores irá permitir melhorar a higiene urbana e o ambiente, através de maior capacidade de acondicionamento dos resíduos, sendo que ocupação do espaço à superfície e o impacto visual são reduzidos na medida em que apenas 1/3 do contentor está visível. Estes contentores permitem ainda a redução de maus cheiros dado que as temperaturas mais baixas no subsolo retardam o crescimento de bactérias”, acrescenta a mesma fonte em nota de imprensa.