No dia 13 de Novembro, entre as 9h30 e as 12h30, a Junta de Freguesia de Abragão vai acolher uma jornada de rastreios gratuitos de prevenção, controlo e diagnóstico de tensão arterial, glicémia, frequência cardíaca e, sobretudo, tuberculose, informa a autarquia local.
A acção é desenvolvida pelo projecto ‘Não Vale TB’, com o apoio da Junta. “O projecto Não Vale TB consiste numa equipa de proximidade que intervém na sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses, procurando contribuir para a prevenção, controlo e diagnóstico da tuberculose, bem como para a promoção da literacia e adesão ao tratamento”, refere a Junta d Abragão.
“O projecto é direccionado a pessoas em situação de vulnerabilidade – entre as quais estão os consumidores de álcool e drogas, os trabalhadores do sexo, pessoas em situação de sem-abrigo, migrantes e desempregados. Através de um trabalho em rede com as diversas entidades da comunidade, pretende-se fornecer uma adequada e individualizada resposta às necessidades destas populações, privilegiando-se sempre uma postura de confiança e respeito”, acrescenta a mesma fonte numa nota nas redes sociais.