O Dia Mundial da Diabetes foi assinalado, hoje, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), “com diferentes iniciativas para alertar e sensibilizar a comunidade para o controlo e prevenção da doença”, refere nota de imprensa.
Os hospitais em Penafiel e Amarante foram palco de rastreios de risco cardiovascular, com avaliação de factores como peso, tensão arterial e glicemia capilar. Foi ainda realizada pela equipa de enfermagem da Consulta Externa de Obstetrícia e Ginecologia uma acção de sensibilização para a diabetes gestacional, contribuindo para o aumento da literacia em saúde.
Já com o apoio da Liga de Amigos, o Hospital Padre Américo contou com distribuição de informação sobre alimentação saudável e foi feita a oferta de uma barrinha saciante, adequada para diabéticos, como sugestão para refeições intercalares, cuja receita é da responsabilidade do Chef David Hipólito, que também marcou presença na iniciativa, acrescenta informação do CHTS. “Foi entregue a receita com o respectivo valor energético e de fácil execução para ser replicada em casa”, refere a mesma fonte.
“A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue que ocorrem quando o organismo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar. A diabetes pode assumir várias formas como, por exemplo, a diabetes mellitus Tipo 1 e 2 e a diabetes gestacional. No caso da diabetes Tipo 2, a mudança de estilos de vida serve como forma de prevenir e controlar a doença”, salienta o CHTS, referindo que, em 2018, mais de um milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos tinha diabetes.