O concelho de Penafiel volta a ser o melhor da região do Tâmega e Sousa para “viver”, “visitar” e fazer “negócios”. De acordo com a edição de 2022 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, que analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, Penafiel ocupa a 35.ª posição a nível nacional – com uma subida de 19 lugares face ao ano anterior -, numa lista encabeçada por Lisboa, Porto e Cascais. No que toca ao Ranking Regional do Norte, Penafiel surge em 14.º lugar, tendo subido quatro posições na lista.
Olhando aos concelhos da região, avaliando cada um dos três indicadores deste ranking, percebe-se que Paredes é o melhor posicionado no item “negócios”, Penafiel no “viver” e Valongo no “visitar”.
O ranking do Norte é dominado por Porto, Braga e Vila Nova de Gaia. Todos os municípios da região estão entre os 40 melhores.
Concelho a concelho
Numa análise concelho a concelho, Penafiel surge então como o melhor classificado, ocupando a posição 35 do ranking nacional e a 14.ª do regional. Ao nível do país é o 29.º melhor para “viver”, o 43.º com melhores indicadores para “negócios” e o 52.º no item “visitar”. No Norte, é o 12.º melhor para “viver”, 18.º para “visitar” e 19.º para “negócios”.
Apesar de ser, globalmente, o melhor concelho da região classificado neste ranking, Penafiel é ultrapassado em alguns indicadores por outros concelhos. Paredes é o 34.º na lista nacional e o 13.º no ranking regional do Norte para fazer “negócios”, enquanto Valongo se destaca no indicador “visitar”, surgindo como 31.º melhor classificado a nível nacional e 8.º no Norte.
Depois de Penafiel, o município melhor classificado em termos nacionais (dos acompanhados pelo Verdadeiro Olhar) é Valongo, que ocupa a 43.ª posição no país e subiu 13 lugares face ao ano anterior. No Norte é o 17.º melhor posicionado e subiu também três lugares em relação a 2021. Além de ser o 8.º melhor para “visitar”, é o 17.º da lista no indicador “negócios” e 21.º no indicador “viver”.
Paredes subiu 14 lugares a nível nacional e ocupa o 47.º lugar da lista. O indicador com pontuação menor é o “visitar” (58). No ranking regional, Paredes é o 19.º e subiu três posições. É o melhor em “negócios” e 19.º no item “viver” e 20.º no “visitar”.
Segue-se Lousada, na posição 84 do ranking nacional. O concelho caiu um lugar e tem como “pior” indicador o “visitar” (121). Já a nível do Norte, o município é o 31.º da lista, tendo descido duas posições. Segundo o estudo é o 27.º melhor para “viver”, o 29.º em “negócios” e 41.º no indicador “visitar”.
Paços de Ferreira também caiu posições em relação ao ano anterior. Ainda assim, fica entre os 100 melhor posicionados a nível nacional. Está no lugar 96 do ranking e o indicador com menor pontuação é também o “visitar”. No ranking regional está nos 40 primeiros, na posição 37 (desceu quatro lugares). O melhor indicador é “negócios” (31), seguindo-se o “viver” (34) e o “visitar” (48).
A Bloom Consulting lança este estudo anualmente, desde 2014, “recorrendo a um algoritmo proprietário, testado e utilizado em estudos um pouco por todo o mundo”. São avaliados dados estatísticos, procura online e desempenho online.
O ranking foca-se “exclusivamente em ‘hard data’, dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista”, explica a empresa, com base em três variáveis base. “Na primeira variável são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de fontes oficiais como o INE ou a Pordata. A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas em todo o mundo, nos principais motores de busca, através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura pró-activa existente por todos os municípios portugueses. Por fim, a terceira variável consiste no desempenho dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais. Desta forma, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes”, referem ainda.
Pode conhecer todos os resultados e a metodologia aqui.