Rafaela Barbosa, natural de Paredes, sagrou-se Campeã Europeia de Kickboxing, numa competição que se realizou em Malta, entre os dias 10 e 12 de abril.
Rafaela Barbosa tem 19 anos e estuda Psicologia na Universidade do Porto, concliliando a rotina de treinos com os estudos.
A atleta começou aos 14 anos na modalidade quando, por acaso, “ao caminhar para um treino de natação, avistou um grupo de pessoas a treinar e ficou fascinada. Sem grandes influências familiares no desporto, foi a sua determinação e o apoio de treinadores e colegas que a impulsionaram a competir e a perseguir os seus sonhos, contou ao site europeu de notícias Bom Dia.
Embora o kickboxing continue a ser um desporto em que a presença masculina é dominante, Rafaela acredita que as mulheres estão a conquistar cada vez mais o seu espaço. “Há cada vez mais e é um ambiente mais equilibrado. Estamos a ganhar o nosso espaço. Ainda há mais treinadores homens, mas nas atletas já se nota equilíbrio. É um mundo muito associado à força masculina e é bom ver que as mulheres estão a ganhar espaço”, sublinha ao mesmo site.
Rafaela já tem bem definidos os seus próximos objetivos: ser campeã mundial, conquistar um cinturão e, um dia, tornar-se profissional. “Tornar-me profissional seria o reconhecimento de todo o trabalho e tempo que dedico à modalidade. Depois, com o tempo, e o crescimento como atleta, novas metas irão surgir”, conclui ainda a atleta, ao mesmo órgão de comunicação social.
O título europeu de Rafaela Barbosa é mais do que uma vitória no ringue – é um reflexo de dedicação, esforço e a quebra de barreiras num desporto em que a sua força, tanto física quanto mental, continua a fazer história.