No dia 3 de Setembro, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promove mais uma edição do “Dia de Portas Abertas” na Rota dos Vinhos Verdes. Ao todo, 11 quintas em diferentes pontos da região vão receber visitantes para participar em programas de enoturismo e experiências com vinho verde, avança a comissão em nota de imprensa.
As quintas aderentes são: Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto), Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto), PROVAM (Monção), Quinta de Tamariz (Barcelos), Quinta de Soalheiro (Melgaço), Quinta da Lixa (Lixa), Quinta de Lourosa (Lousada), Adega de Monção (Monção), Adega de Ponte de Lima (Ponte de Lima), Quinta de Santa Teresa (Baião), Quinta da Raza (Celorico de Basto) e Quinta das Arcas (Sobrado, Valongo). A CVRVV tem cinco itinerários disponíveis, com partida das cidades de Braga e do Porto em autocarro, mediante inscrição prévia.
“A Rota dos Vinhos Verdes abrange 48 concelhos no Noroeste de Portugal, nos quais o Vinho Verde serve de mote para partir à descoberta de quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística que oferecem diversas propostas de actividades e itinerários, proporcionando experiências culturais associadas à temática do vinho”, recorda nota de imprensa.
Nesta região, participam a Quinta das Arcas, em Valongo, e a Quinta de Lourosa, em Lousada. Na Quinta das Arcas, grupos de 20 pessoas vão sair de 60 em 60 minutos para caminhadas nas vinhas que terminam com uma prova de vinhos. Já na Quinta de Lourosa, estão programadas visitas às vinhas e adega com provas de vinhos e petiscos locais o uma segunda modalidade que inclui um almoço com churrasco. A lotação máxima também é de 20 pessoas. São necessárias inscrições. Os preços são divulgados no site da Rota dos Vinhos Verdes.