Foi hoje formalizada publicamente a cedência de uma parte da Quinta do Passal e assinado o acordo de comodato entre a Câmara de Valongo e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Campo que permitirá criar e abrir ao público, até Novembro, um parque de lazer de seis hectares. Foi também consignada hoje a obra do Espaço Multiusos, em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Campo.

Com os actos públicos desta quarta-feira deu-se assim início à concretização do tão ansiado Centro Cívico de Campo que deverá estar pronto a ser utilizado pela população no último trimestre do presente ano. O projecto, como publicado, resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Câmara Municipal de Valongo, contemplando a criação de um espaço multiusos frente à Junta de Freguesia e a abertura à fruição pública de um parque de lazer de seis hectares, na chamada Quinta do Passal. Segundo o contrato hoje assinado, a Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Campo cede 1586 metros quadrados da Quinta do Passal, que permitirá a criação de uma alameda e de um parque de estacionamento com capacidade para 200 viaturas, cedendo também em regime de comodato, e por dez anos, um total de seis hectares da Quinta do Passal.

Quinta do PassalSegundo explicou Fernando Magalhães, arquitecto responsável pelo projecto, o objectivo não passa pela criação de mais um parque urbano, mas sim de um parque verde, daí que tenha havido a preocupação de, ao projectar a alameda e o parque de estacionamento, privilegiar o verde e as plantas. “A intenção é manter a autenticidade do espaço e o seu carácter romântico conferido por elementos escultóricos”, disse, acrescentando que o projecto de execução está em fase de conclusão.

Investimento com impacto na vida da população

Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o investimento previsto, que ultrapassa o meio milhão de euros, “cria raízes e será muito impactante na vida das pessoas porque vai promovendo o bem-estar da população e melhorar a qualidade de vida”. Com a abertura deste parque de lazer e a criação de uma nova centralidade “estamos a fazer história”. O parque de lazer da Quinta do Passal deverá estar pronto a ser utilizado em Novembro, adiantou José Manuel Ribeiro, a tempo das comemorações do S. Martinho, o padroeiro da freguesia de Campo. A obra do Espaço Multiusos, em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Campo, deverá estar concluído em Setembro.

Alfredo Sousa, presidente da União de Freguesias de Campo e Sobrado, afirmou peremptoriamente que com o projecto do novo centro cívico e da Quinat do Passal “Campo vai mudar e para melhor”. “Este é um dia histórico para a comunidade porque é uma revolução pelo positivismo, pela qualidade de vida”, disse, salientando que o projecto teve, desde o início, o empenho do presidente da Câmara Municipal.

Satisfeito com o acordo alcançado, José Manuel Macedo, pároco de Campo, enalteceu a abertura do espaço à comunidade, expressando a sua gratidão em memória de Moreira Gonçalves, benemérito que doou este espaço à da Igreja Paroquial de São Martinho de Campo.