Há quase 3.500 utentes nos centros de saúde de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel que não têm médico de família atribuído. Os dados constam do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde e dizem respeito a Julho. Na grande maioria dos casos não é por opção.
Num despacho emitido no início do mês pelo Gabinete do Secretário de Estado da Saúde são identificados os serviços e estabelecimento de saúde que têm maiores carências de pessoal médico na área de medicina geral e familiar. Os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Tâmega II — Vale do Sousa Sul e Tâmega III — Vale do Sousa Norte, que servem estes seis concelhos, constam da lista dos que precisam de reforço de pessoal para a prestação de cuidados de saúde. Ao todo são necessários mais sete médicos de família.
O Ministério da Saúde já abriu o concurso para a contratação de recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar, num total de 435 vagas, um aumento em relação ao ano passado. 86 deles estão na Administração Regional de Saúde do Norte.
O ACES Tâmega II — Vale do Sousa Sul, que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Penafiel e Paredes precisa de mais três médicos de família, nomeadamente na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Tâmega Douro (Penafiel) e nas Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Oliveira do Arda e Unidade de Saúde Familiar Paiva Douro (Castelo de Paiva).
Já o ACES Tâmega III — Vale do Sousa Norte, com centros de saúde em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, tem carência de quatro profissionais na área de medicina geral e familiar, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Jugueiros, Unidade de Saúde Familiar Longara Vida e Unidade de Saúde Familiar Felgaria Rubeans (Felgueiras).
Ao todo, estes dois agrupamentos de centros de saúde tinham, em Julho deste ano, 333.626 utentes inscritos. Na sua maioria estas pessoas têm médicos de família atribuídos: 99,9% no caso do ACES Vale do Sousa Sul e 97,8% no caso do ACES Vale do Sousa Norte.
Mas 3.488 utentes não têm médico de família, sendo que em apenas 22 casos isso é por opção. Quase todos são dos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira: 3.463.
Os números de utentes inscritos e com/sem médicos de família vão flutuando ao longo dos meses. Em relação a Julho do ano passado o número de pessoas sem médico nestes seis concelhos mais do que duplicou.