Fotografia: Câmara de Paredes

A Incubadora Regional de Inovação Social, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, está a realizar sessões de “Begin Innovation”, em contexto escolar, com o objectivo de captar ideias e projectos, e apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

Segundo a autarquia, as sessões vão desenvolvem-se junto dos alunos do ensino básico, entre Fevereiro e Maio, entre 2.º e 3.º período abrangendo cerca de 157 alunos e oito professores de oito turmas, envolvendo cinco escolas do concelho.

O arranque das acções aconteceu no Centro Escolar de Duas Igrejas , contando, também, o projecto com as escolas, EB1 Serrinha, EB1 Rebordosa, EB1 Sobrosa e Escola Básica de Vilela.

Citado em comunicado, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Paulo Silva, realçou que este projecto tem como principal objectivo a sensibilização e promoção junto das crianças e jovens para os problemas sociais e ambientais e estimular a criatividade.

De acordo com o autarca, pretende-se, também, promover  soluções inovadoras para a resolução desses mesmos problemas, estimulando as suas competências e cidadania.

Ao longo das sessões será realizado um estudo de impacto, pretendendo-se chamar a atenção dos alunos para a sensibilização para problemas sociais e ambientais, criatividade, trabalho em equipa, pro-actividade e comunicação.

Este projecto conta, também, com uma avaliação de impacto externa que será realizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto