Os concelhos de Lousada e de Guimarães passaram a ter mais um local de recolha de equipamentos eléctricos usados, com a assinatura de protocolo entre os Bombeiros Voluntários de Lousada e os Bombeiros Voluntários de Caldas de Taipas e a Rede Electrão.
Segundo nota de imprensa da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, entidade gestora de equipamentos eléctricos e pilhas usadas, sediada em Lisboa, os Bombeiros Voluntários de Lousada são a terceira corporação do distrito do Porto a juntar-se a esta rede. Em anos anteriores, aquando da participação na iniciativa Quartel Electrão, a corporação lousadense recolheu 29.500 quilos de equipamentos eléctricos, lâmpadas e pilhas usadas.
“A iniciativa Quartel Electrão desafia a recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com a ajuda das comunidades locais, com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de reciclar correctamente estes resíduos, e realçar o papel das corporações de Bombeiros Voluntários como agente de apoio às comunidades locais, e como local permanente de recolha de equipamentos eléctricos e de pilhas usadas, um dos principais parceiros da Rede Electrão. No total das três edições, a campanha já permitiu recolher cerca de 4.000 toneladas de equipamentos eléctricos e pilhas usadas”, explica a mesma fonte.
A Rede Electrão conta com mais de 2.000 locais de recolha destes resíduos em todo o país.